O Brasil enfrenta um desafio significativo para alcançar a meta de universalização do saneamento básico para toda a população. Segundo dados do Instituto Trata Brasil divulgados recentemente, apenas três das 100 cidades mais populosas do país já atingiram esse objetivo: Maringá/PR, São José do Rio Preto/SP e Campinas/SP.

Esses municípios são os únicos, entre os 100 analisados, que em 2022 possuíam ao menos 99% da população com acesso a água tratada e 90% com serviço de coleta e tratamento de esgoto, critérios estabelecidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento, criado pela Lei 14.026, de 2020.

No entanto, o esgoto continua sendo um grande desafio no país. Em comparação com o levantamento realizado no ano passado, a coleta de esgoto cresceu apenas 0,2 pontos percentuais no Brasil, passando de 55,8% para 56%. O tratamento de esgoto também teve um aumento modesto, passando de 51,2% para 52,2% no mesmo período.

O Novo Marco Legal do Saneamento Básico estabelece que a universalização dos serviços de saneamento, com 99% da população com acesso a água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto, deve ser alcançada até 2033.

Saiba mais sobre o Ranking do Saneamento 2024 em: https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2024/

A AF SW Saneamento atua na melhoria da infraestrutura hídrica

A AF SW Saneamento trabalha na projeção de diversas estações de tratamento de água, esgoto ou efluentes, com foco tanto no aproveitamento ou reúso quanto na simples adequação da qualidade da água para descarte em redes de coleta ou cursos d’água.

Além disso, a AF SW realiza projetos de infraestrutura hidráulica, como redes de água, esgoto e drenagem superficial, para grandes empreendimentos, loteamentos, terminais logísticos e portuários, bem como redes públicas.

Um dos destaques do trabalho da AF SW é a melhoria significativa que está sendo realizada na Estação de Tratamento de Água I em Sumaré/SP. Essa iniciativa está resultando em melhorias significativas para a comunidade local.